segunda-feira, abril 10, 2006

A sério

O último post foi... curto. E também não foi muito bem entendido (acho eu). O Sócrates a que me referia era o nosso primeiro ministro. As palavras que pus na boca do Sócrates... Eram de outro Sócrates que foi um filósofo grego em não sei quantos anos A.C. Achei que a frase se aplicava na perfeição. Fim.
Discussões sobre os méritos dos políticos... São um terreno que não gosto de desbravar e em que só entro muito raramente. A política é algo de maravilhoso: surgem sempre discussões cujas razões não vão além das cores políticas. Primeiro discutem-se os argumentos e depois é o pequeno insulto e a resposta que não é tão pequena nem tão inocente como o insulto que a gerou então, ninguém quer ter a última palavra... E nunca mais se sai dali! Mas isto são só as conversas sobre política e quem fala sobre política pode generalizar ao futebol. Claro. O belo do futebol. Se eu for de um clube e tu fores do arqui-inimigo de sempre, o grande rival, aquele com quem se luta para ganhar o campeonato, mesmo que esteja no último lugar da tabela, é ÓBVIO que nunca nos iremos entender. A sério gente, que sentido faz discutir com quem nunca vai concordar connosco? Alguém que se puder leva a rivalidade até à cova: "aqui jaz, zé antónio, anti-fascista até ao fim, sócio número um do não sei quantos da quinquagésima divisão C"! Ah e já agora (se só falta um assunto proibido, tenho o dever de tocar nele)! A religião! Pergunto: porque é se põe em cheque a religião dos outros? Ou tremer só de pensar que o outro não acredita e que por isso não vai para o céu. E depois? Perder o sono por causa dos infiéis? dos perdidos? daqueles que se podem converter no dia de amanhã?
Não se incomodem por minha causa. Eu assumo: não gosto de política, nem de futebol e muito menos de religião. E garanto que estes são os últimos assuntos de que quero falar. Sou humana claro, posso referi-los de vez em quando. O que eu não quero é ser abordada na rua porque o partido X é o que vai dar o rumo que o país precisa e convém afiliar-me o mais depressa possível. Também não quero estar a beber o meu cafezinho matinal, aquele muito necessário para recobrar energias e ouvir dois E.Ts que não se calam com o resultado do futebol de há uma semana (santa paciência)! Ah e se algum missionário estiver a ler isto pense bem antes de bater à próxima porta. Posso ser eu atrás da porta e até estar de mau humor. Posso não abrir a porta ou até abri-la e dizer que sou satânica. Posso ser uma simpátia e posso não ser. A sério, não se incomodem comigo.

3 comentários:

pedribeiro disse...

O Socrates é o nosso quem??

Só mesmo para chatear...

Alien David Sousa disse...

Não me insultes que eu sempre te tratei com carinho. "e ouvir dois E.Ts que não se calam com o resultado do futebol de há uma semana (santa paciência)!"
No meu planeta nem sabemos o que é esse senhor futebol, nem o quero conhecer.

Mais a serio, numa frase resumes o que é a politica. " ninguém quer ter a última palavra"
That's it!

Raquel disse...

Perguntas qual é o objectivo de discutir com alguém que nunca vai concordar contigo. Mas também qual é a graça de discutir com alguém que concorda logo contigo? Eu gosto de debater ideias, não sobre futebol porque aqui não há nada para debater, mas sobre politica ou relegiao, eu nao me importo. Não tenho uma relegião, mas gosto de aprender sobre a dos outros e assim aprender a cultura deles.
Mas também não sou daquelas pessoas que começam aos gritos e a bater nas mesas, nada a ver! Sem stresses, tudo com calminha :)