quarta-feira, julho 08, 2009

LANÇAMENTO DO PORTAL DO PROJECTO TERRITÓRIOS SUSTENTÁVEIS | 10 JULHO 2009,15H |

A Cores do Globo (Associação para a Promoção de Comércio Justo), a QUERCUS (Associação Nacional de Conservação da Natureza) e o ISU (Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária), apresentam no próximo 10 de Julho, às 15:00, em Lisboa, o lançamento do portal – www.consumosustentavel.org – no âmbito do projecto “Territórios Sustentáveis”, projecto co-financiado pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento.

“Territórios Sustentáveis: Consumo responsável nas organizações privadas, públicas e 3º sector” visa trabalhar, ao longo de 2009, as questões do consumo nas suas várias vertentes (económica, social e ecológica) e junto de várias entidades da sociedade portuguesa. Para tal, conta com a colaboração da Universidade Lusíada, da Câmara Municipal de Loures e da AMI – Assistência Médica Internacional enquanto organizações piloto que se voluntariaram para serem estudos de caso para um consumo mais responsável.

Estas entidades servirão de protótipos para a divulgação futura de uma estratégia transversal, concertada e global na senda de padrões de consumo internos, mais sustentáveis e mais éticos, em todos estes sectores da sociedade. Assim pretende-se trabalhar e disseminar as boas práticas, no território de cada uma destas organizações, e sectores inerentes. Estarão presentes neste lançamento convidados de cada uma das organizações parceiras e estudos de caso.

Este novo portal constituirá uma plataforma de informação sobre o trabalho desenvolvido ao longo do projecto (nomeadamente o acompanhamento dos três estudos de caso), bem como de disponibilização de conteúdos sobre a temática do consumo responsável e divulgação de iniciativas desenvolvidas nesse âmbito a nível nacional e internacional. A inovação do www.consumosustentavel.org prende-se com a oferta de variadas perspectivas, reflectidas nas distintas áreas de actuação dos parceiros envolvidos. Para além de reflectirmos sobre os efeitos ambientais do consumo (a vertente mais popular no debate sobre a sustentabilidade), juntamos-lhe as preocupações económicas e sociais que se escondem por detrás das práticas de aquisição de bens.

Para mais informações por favor contacte:
Inês Cardoso (Coordenadora do Projecto)
info@consumosustentavel.org

Local do Lançamento:
Rua da Prata 70-72, LISBOA

PS: É por uma boa causa, por favor divulguem :)