terça-feira, janeiro 30, 2007

Isto é...

Mark Quinn


Para fazer esta obra o artista foi retirando sangue a si próprio durante um longo período de tempo congelando-o e quando obteve o suficiente jorrou-o sobre um molde da sua própria cabeça.

Orlan



Esta talvez nem seja a fotografia que mais impacto causa desta senhora mesmo assim não deixa de causar uma impressão. Orlan faz cirurgias plásticas como crítica aos canônes de beleza. Aquilo que vêm no lugar de sombrancelhas são implantes de silicone.

Marcus Harvey

Esta fotografia parece não ter nada de especial não é? Esta imagem é de Myra Hindley, assassina de crianças "The Moors Murders", assim são conhecidos os crimes que cometeu com o seu companheiro. Aquando da sua detenção foram encontradas nas paredes da casa onde cometiam os crimes a marca ensanguentada das mãozinhas das crianças. Os pontos que vêm na imagem são as mãos de crianças.

Pergunta: Isto é arte?

16 comentários:

Fragmentos Betty Martins disse...

Minha querida

Já Voltei:))

O meu comentário de hoje, tem que ser assim um simples – olá e um muito sentido – obrigada – pela visita na minha ausência.

Isto é para eu ter tempo de visitar a todos.

Beijos com muito carinho

Belzebu disse...

É nestas alturas que me podem chamar quadrado, inculto e insensível à arte! Na realidade, isto para mim não passa de aberrações pseudo-artísticas, de mentes com enorme necessidade de protagonismo!

Saudações infernais!

peace_love disse...

quem sou eu para dizer se é arte ou não...mas diria que é mais gente maluca!

ricardo disse...

e porque não?
***

Alien David Sousa disse...

Nomiya, excelente post!
Eu sei o que é ARTE PARA MIM! E isto para mim não é arte.
Conheço MUITO bem o trabalho da senhora Orlan. O elemento choque está lá, esse elemento muitos chamam de INOVADOR. Eu chamo de elemento choque. Ela é tão falada porque se submete a operações e mais tarde as usa como "forma de arte". O que a meu ver as usa como "forma de chamar a atenção" o que são duas coisas completamente diferentes. Nós podemos chamar a atenção para algo, sem que o modo como o fazemos seja uma forma de arte. Isto é: eu posso apontar para um mendigo na rua e dizer, isto está errado! O que não quer dizer que o "gesto de apontar o dedo" seja uma forma de arte.
Quanto ao último exemplo, é pura e simplesmente algo saído de uma mente DOENTE. De um assassino. Perguntas se é arte? Por favor? É uma doença!
No primeiro caso, também não considero arte, não me diz rigorosamente nada.

Hoje em dia existe uma grande confusão sobre o conceito de "arte".Poderia mencionar aqui as chamadas "instalações", algumas são peças de arte, outras são meras ideias sem sentido que alguém coloca numa exposição e diz: isto são as minhs obras de arte.
Mas não quero entrar por aí.

A arte é muito mais do que o choque, do que a palhaçada, do que o tentar INOVAR A TODO O CUSTO. Muitas das melhores obras de arte não são inovadoras, são belas por serem genuínas, por não quererem ser mais do que são. Por não querem mostrar ao mundo que são geniais, e no entanto acabam por o ser.
Os verdadeiros artistas, não estão obcecados em inovar, eles vão criando e as suas obras acabam por falar por si. São esses aqueles que admiro. Na pintura, na escultura, no cinema...enfim..
Os que se esforçam demasiado como os teus exemplos por tentarem ser geniais, não me dizem nada.
Beijos

Nomyia disse...

Alien eu faço a pergunta embora tenha a resposta bem resolvida na minha mente. É claro que não passo de uma leiga em questões de arte. Mas quis apontar para o facto de estas obras, não sendo propriamente bonitas e agradáveis serem apresentadas como algo inovador, espectacular, arte. Estas obras, já que o trabalho não é propriamente excelente vá, apontam para o conceito. Afinal arte é o conceito ou a obra em si?
*****

Anónimo disse...

a mim nao me parece grande arte...mas tb nao percebo nd desse assunto...lol

Beko the Great disse...

Porque é que não havia de ser arte? Hoje em dia qualquer tipo que faz um borrão ou um risco é artista! Mas como o Geo também não percebo muito do assunto...

Já agora visita www.antitutti.blogspot.com: Antitudo, o Blog do Contra ;)

Beko the Great disse...

Porque é que não havia de ser arte? Hoje em dia qualquer tipo que faz um borrão ou um risco é artista! Mas como o Geo também não percebo muito do assunto...

Já agora visita www.antitutti.blogspot.com: Antitudo, o Blog do Contra ;)

Anónimo disse...

Ernst Gombrich, famoso historiador de arte, afirmou que:
“Nada existe realmente a que se possa dar o nome de Arte. Existem somente artistas” (A História da Arte, LTC ed.).

* disse...

vejo muitas estrelas mas as fotografias népia ;-)

poca disse...

bem... a arte está em muitas coisas... mas não no matar os outros.. no meu ponto de vista, claro!
senão o hitler foi um grande artista!

david santos disse...

Olá!
Bom trabalho. Espectacular.
Bom fim-de-semana

Anónimo disse...

Salut!

Para mim é arte. Sabes que os critérios para dizer que algo é arte são mto subjectivos e por isso mtos autores na sua época foram altamente criticados, se não sofreram coisas piores. E falando nisso acho que aqui está um temazito que gostava de ver aqui tratado...;) Para além de um mitozinho que já não leio há bastante tempo...
Como eu estava a escrever...a arte é algo bastante sunjectivo e para mim a critica que se faz na arte, muitas vezes, consegue ter realmente mais impacto e tocar-nos mesmo. E depois é óptimo que surjam coisas novas. A inspiração não tem que vir sempre de tudo o que é belo. Tudo pode e deve ser retratado na arte seja essa arte sobre forma de pintura ou fotografia ou escultura...
Enfim, não se expressei bem o meu ponto de vista até por que o texto deve estar algo confuso mas pronto.
bjs

* disse...

é arte sim e bem provocadora :-) como deve ser, agitar as consciências!

Anónimo disse...

eu não percebo nada de arte mas concordo com o allien.